Greve da Menzies, antiga Groundforce, leva a cancelamentos de voos nos aeroportos de Portugal
Porto, 31 de agosto de 2024
Este fim-de-semana, os aeroportos de Portugal enfrentam potenciais cancelamentos de voos devido à greve convocada pelos trabalhadores da Menzies Portugal, a antiga Groundforce. A paralisação teve início à meia-noite de hoje e está marcada para durar até às 24h de domingo.
De acordo com a ANA - Aeroportos de Portugal, a greve poderá causar "constrangimentos na operação", já tendo sido reportados vários voos cancelados. O vice-presidente da Menzies Aviation em Portugal, em declarações ao ECO, sublinhou que "é inevitável que haja cancelamentos" e reforçou que os passageiros devem estar atentos às informações fornecidas pelas companhias aéreas.
A decisão de paralisar as atividades foi impulsionada por dois sindicatos, que exigem melhores condições de trabalho e um aumento salarial adequado. Os trabalhadores da Menzies são responsáveis pela assistência em terra e reconhecimento de bagagens em vários aeroportos do país, o que torna esta greve particularmente impactante, especialmente em períodos de pico de viagens.
Os viajantes são aconselhados a consultar o estado dos seus voos junto das companhias aéreas e a chegar mais cedo aos aeroportos, uma vez que os serviços de check-in e embarque poderão sofrer atrasos significativos.
A Menzies, por outro lado, já está a trabalhar para minimizar o impacto da greve, mas não é possível prever a extensão dos cancelamentos durante este fim-de-semana.
À medida que a situação se desenvolve, os passageiros são instados a manter-se informados através dos canais oficiais de comunicação da ANA e das suas respectivas companhias aéreas.