Programa conjunto contemplará eventos culturais, educacionais e recreativos, a serem realizados de uma forma itinerante nos três municípios durante uma semana, até à data da efeméride.
Com o 50.º aniversário do 25 de abril de 1974 no horizonte, os municípios de Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé e Vinhais acabam de se unir para celebrar de “forma significativa” este marco histórico.
Em protocolo, as autarquias acordaram trabalhar em conjunto na comemoração da efeméride, que se traduzirá em vários eventos culturais, educacionais e recreativos, a serem realizados de uma forma itinerante nos três concelhos, de 19 a 25 de abril.
Nas próximas semanas caberá à Comissão Organizadora, composta por representantes de cada município, definir e programar as iniciativas a entrar em agenda.
“Pretende-se que exista uma cooperação entre diversos grupos culturais, universidades seniores e agrupamentos de escolas, para a criação e desenvolvimento de diferentes espetáculos. Será promovida uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos dos agrupamentos de escolas, a exibir de uma forma itinerante pelas localidades”, revela o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues.
O autarca vê nesta cooperação intermunicipal uma forma de promover “a cidadania e os valores democráticos”, que contribuirá também para o “enriquecimento cultural e social da região”, em torno da “preservação da memória” de um acontecimento marcante para a História de Portugal. “É importante recuperar e debater o significado do 25 de Abril para a história moderna portuguesa, quer em contexto escolar quer comunitário, para estimular a reflexão, sobretudo sobre os valores democráticos”, sublinha Benjamim Rodrigues.