As peças foram criadas e desfiladas pelas Mulheres em Ação, as participantes do curso de costura da Ajuda em Ação apoiado pela Alstom e que visa empoderar através da formação.
O espaço da Atmosfera M, na Rua Castilho em Lisboa recebeu na manhã de dia 4 dezembro o desfile de lançamento de uma nova coleção cápsula coletiva. “Um dia no mercado” trata-se de uma coleção da autoria das Mulheres em Ação, participantes do programa de costura da Fundação Ajuda em Ação, que fizeram da linha, agulha e tecidos as suas ferramentas de trabalho e sustento.
“Fazer uma homenagem aos mercados tradicionais portugueses, privilegiando uma abordagem que recorre aos conceitos da economia circular e upcycling”, começa por contar o Diretor Nacional da Ajuda em Ação em Portugal Mário Baudouin, “foi o mote deste desfile que celebra estas mulheres e o sucesso do nosso programa de costura, sem faltar, claro, a importante vertente sustentável, pilar da nossa ação”.
Este programa celebra o empoderamento e empreendedorismo feminino, e como tal, aqui foram as próprias formandas a desfilar as peças que criaram, num momento muito aguardado e especial para todos. O evento culminou com a entrega de diplomas, seguido de um momento de confraternização entre todos os convidados.
A Alstom e a sua Fundação, parceiro fundamental do projeto, também marcou presença. “Desde o momento em que nos unimos à Ajuda em Ação, que tem sido enriquecedor acompanhar o crescimento profissional e evolução destas mulheres que vivem em contextos de vulnerabilidade social e económica. Estão felizes, mais empoderadas… acreditam mais em si! A prova disso é este desfile incrível”, afirmou David Torres.
O projeto de costura da Fundação Ajuda em Ação já formou 76 mulheres
O programa de costura da Fundação Ajuda em Ação tem-se revelado uma aposta vencedora, na zona de Camarate, Loures, tendo formado 20 mulheres ao longo de 2024. Desde 2020 foram formadas mais de 76 mulheres – grupo de maior vulnerabilidade e que apoiam -, contando já com várias edições que nunca carecem de inscrições ano após ano.
Várias destas mulheres conseguiram fazer da costura a sua fonte de rendimento informal. Esta aposta no Empreendedorismo tem sido incentivada pela Ajuda em Ação e pela Fundação Alstom, que propiciam a presença destas mulheres em inúmeras feiras e mercados - como os de Natal, próprios desta época do ano – onde podem vender as suas peças e dar a conhecer o seu trabalho.
Além disso, foram levadas a cabo várias ações nesse sentido. Como visitas de estudo a outros negócios na área da costura e do têxtil, como é o caso da Ecolã na Serra da Estrela e as Capuchinhas na Serra de Montemuro, e realizadas formações por parte de empresas – regime de voluntariado empresarial - em negócio, comunicação e redes sociais.
E este programa tem sido marcado por muitos outros momentos felizes ao longo dos anos. “Desde a parceria com a designer Roselyn Silva, que é embaixadora do programa e também realizou uma coleção cápsula solidária com estas mulheres este ano, a workshops de costura, a parcerias de valor como esta da Alstom, à criação de mais uma nova coleção coletiva… Acreditamos que este programa tem um verdadeiro potencial social e de empreendedorismo, e que com mais parceiros podemos ir ainda mais longe”, conclui Mário Baudouin.