Parceiros

(Tempo de leitura: 2 - 3 minutos)
Foto: DR/ CIM Douro


A CIM Douro apresentou em Bruxelas os projetos que unem os 19 municípios da região em torno do vinho, da gastronomia e da sustentabilidade.

A Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) marcou presença em Bruxelas, na Semana Europeia das Regiões e Cidades 2025, de 13 a 15 de outubro.

Esta é uma entidade pública que representa 19 municípios da região do Douro, uma das riquezas do Norte de Portugal. Foi criada no âmbito da reorganização administrativa do território português e o seu principal objetivo é promover o desenvolvimento económico, social e ambiental da região, coordenando políticas e projetos comuns entre os municípios.

O atual presidente do CIM Douro é Luís Reguengo Machado, representante do conjunto doa seguintes municípios: Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, S. João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real.

 O encontro em Bruxelas foi dinamizado com dois momentos que colocaram o Douro no centro das atenções europeias: uma EU Talk e sessão de tasting. No primeiro  dia do encontro, a 14 de outubro, no edifício Jacques Delors, teve lugar a EU Talk “All around wine, all around Douro: a united region for a shared future”, uma sessão que deu a conhecer o modelo pioneiro que, em 2023, uniu os 19 municípios do Douro sob o título de Cidade Europeia do Vinho. O projeto promoveu mais de 300 eventos locais e internacionais, reforçando a identidade e a projeção internacional da região. O dia terminou com um momento de networking, que permitiu estreitar laços entre representantes de várias regiões europeias e consolidar o papel da CIM Douro como ator relevante no diálogo inter-regional.

Já no dia 15 de outubro, a sessão “More Than Wine: Taste the Douro Beyond the Vine” deu a conhecer a diversidade gastronómica duriense. Durante a tarde, participantes de toda a Europa tiveram a oportunidade de provar produtos locais, descobrir novas abordagens de inovação rural e explorar modelos sustentáveis de valorização dos recursos endógenos do território.

Este encontro permitiu reforçar os laços com outras regiões europeias e afirmar o Douro como território de cultura, sustentabilidade e futuro. A presença da CIM Douro consolidou o posicionamento da região como exemplo de coesão territorial, inovação e diálogo europeu, levando à capital da União Europeia o sabor, o talento e a visão do Douro para o futuro.


 



 

Temos em linha

Temos 505682 visitantes e 2 membros em linha

NOTÍCIAS RECENTES

Colunistas

Ambiente

Boletim informativo

FOTO DO MÊS