A livraria Petite Portugaise, em Bruxelas, foi palco de uma tarde literária que reuniu a comunidade portuguesa em torno da mais recente obra de Rúben Pacheco Correia, Rabo de Peixe – Toda a Verdade.
Numa conversa informal dinamizada por Maria Luís Fernandes, o escritor português cativou os presentes com a revelação de histórias inéditas, contadas com humor, incluindo vários detalhes surpreendentes da sua investigação in situ. A obra dá a conhecer a verdadeira história da sua terra natal, que inspirou a ficção da série Rabo de Peixe, homenageando e desmistificando a maior aldeia piscatória dos Açores.
Rúben partilhou emocionantes episódios pessoais, revelou pormenores da complexa investigação e obteve informação praticamente impossível de alcançar, chegando mesmo a entrevistar um protagonista da história que se encontrava atrás das grades. O trabalho exigiu uma pesquisa morosa e detalhada, cruzando fontes dispersas e levando o autor a viajar por vários países, como Brasil e Itália. O livro surge ainda como um alerta para o problema das drogas, reforçando a importância da sua prevenção.
O público participou ativamente, colocando questões num diálogo vivo que revelou ainda mais bastidores da obra. A apresentação terminou com uma sessão de autógrafos, acompanhada por doçaria tradicional dos Açores, que reforçou a Petite Portugaise como espaço de referência na promoção da literatura e cultura lusófona em Bruxelas.
Com esta nova obra, Rúben Correia afirma-se no panorama literário contemporâneo, oferecendo aos leitores não apenas um livro, mas um testemunho real de Rabo de Peixe.
Fotos: Tony Da Silva