Parceiros

(Tempo de leitura: 2 - 3 minutos)


Porto, 6 de agosto de 2025 - O futebol português chora a perda de uma das suas figuras mais icónicas: Jorge Costa, antigo capitão e atual diretor de futebol do FC Porto, faleceu na terça-feira, aos 53 anos, vítima de uma paragem cardiorrespiratória. A notícia, que apanhou de surpresa e chocou o universo desportivo, foi confirmada pelo FC Porto e pela imprensa nacional. Jorge Costa sentiu-se mal no centro de treinos do Olival e foi prontamente transportado para o Hospital de São João, onde, infelizmente, não resistiu às complicações cardíacas.
Um Legado de Liderança e Dedicação 
Conhecido carinhosamente como "O Bicho", Jorge Costa foi a personificação do espírito aguerrido do FC Porto. Como jogador, foi um líder incontestável, capitão da equipa que conquistou a Liga dos Campeões em 2004 e um total de 21 títulos. O seu percurso foi marcado pela resiliência, paixão e uma dedicação inabalável ao clube.

Após a sua carreira como jogador, Jorge Costa continuou a servir o FC Porto, assumindo o cargo de diretor de futebol na temporada 2024/25. O seu regresso foi visto como um sinal de continuidade e reforço da identidade portista.

Vagas de Emoção e Homenagens

A morte de Jorge Costa gerou uma onda de consternação e homenagens por todo o país. O FC Porto manifestou-se de forma emotiva, agradecendo o seu eterno compromisso: "Obrigado por seres FC Porto até ao fim. Nunca serás esquecido, Capitão". O presidente, André Villas-Boas, expressou que Jorge Costa "personificava tudo o que é o FCP" e era "uma referência como pessoa e profissional". O treinador Vítor Bruno, que trabalhou com Jorge Costa na primeira metade da época, lamentou a perda, afirmando que o "FC Porto e o futebol estão muito mais pobres". A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) também se juntou às condolências, lembrando que Jorge Costa foi "uma referência carismática" e um dos "jogadores mais marcantes" de uma geração fundamental. 

Cerimónias e Adiamento de Jogo

Em sinal de luto, a estreia do FC Porto na Liga Portugal, agendada para este sábado contra o Vitória SC, foi adiada. As cerimónias fúnebres de Jorge Costa estão marcadas para esta quarta-feira, no Estádio do Dragão. O clube abriu as portas do estádio ao público esta quarta-feira entre as 15h00 e as 22h00 para que a família portista e todos os admiradores possam prestar a sua última homenagem a um dos maiores símbolos do clube.


 



 

EMBAIXADA DE PORTUGAL

Temos em linha

Temos 25538 visitantes e 1 membro em linha

NOTÍCIAS RECENTES

Colunistas

Ambiente

Boletim informativo

FOTO DO MÊS