Bruxelas, 20 maio 2025 - A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) participou esta segunda-feira, 20 de maio, numa manifestação em Bruxelas organizada pelo COPA – Comité Europeu das Organizações Profissionais Agrícolas.
O protesto decorreu em paralelo à primeira reunião da Comissão Europeia dedicada ao próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP 2027-2034), com o objetivo de exigir um orçamento robusto para a Política Agrícola Comum (PAC) e a manutenção da sua estrutura atual.
A ação visou enviar uma mensagem clara à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen: os agricultores europeus estão unidos e determinados a defender uma PAC com dois pilares fortes e uma gestão autónoma dos restantes fundos da União Europeia.
A CAP esteve representada por Duarte Mira, Delegado Permanente em Bruxelas, que destacou o apoio ao novo Comissário da Agricultura, Christophe Hansen. “Esta manifestação serve para lhe dar força no Colégio de Comissários. A presidente da Comissão deve cumprir o que prometeu durante a campanha. Caso contrário, os protestos vão continuar até ao fim do seu mandato”, afirmou.
Em Lisboa, a CAP assinalou simbolicamente o momento com uma concentração em frente à sua sede, juntando-se à mobilização das congéneres dos 27 Estados-membros.
A confederação portuguesa reafirma o seu compromisso com os agricultores nacionais e europeus, alertando que estará vigilante a qualquer tentativa de corte no orçamento da PAC ou alterações à sua gestão. “O setor está mobilizado. Se forem anunciadas medidas que prejudiquem a agricultura europeia, novas manifestações poderão ser convocadas em toda a União Europeia”, lê-se no comunicado da CAP.