Parceiros

(Tempo de leitura: 2 - 3 minutos)


Nesta última semana, a secção do Partido Social Democrata de Bruxelas organizou um evento para dar as boas-vindas aos eurodeputados que iniciam seu mandato no Parlamento Europeu para o período de 2024-2029 após as eleições europeias realizadas em 9 de junho de 2024.

Este evento marcou o início oficial das atividades dos novos representantes portugueses na capital europeia,

O encontro reuniu os nossos representantes do PSD no Parlamento Europeu e contou com a presença de muitos militantes, simpatizantes e amigos da secção do PSD Bruxelas. Na qualidade de presidente da comissão política de secção, usei a ocasião para enfatizar o dinamismo e a importância do papel da secção do PSD Bruxelas naquilo que são as suas três dimensões de atuação: Portugal, comunidades portuguesas na Bélgica e União Europeia.

A nível nacional, a secção tem contribuído ativamente no debate de ideias e soluções para o desenvolvimento de Portugal, isso foi visível no envolvimento ao nível do Conselho Estratégico Nacional (CEN) nas áreas de economia, inovação, temas europeus e comunidades portuguesas, que foram posteriormente incorporadas no programa eleitoral das legislativas de março, contribuindo também para o sucesso eleitoral.

No que diz respeito ás comunidades portuguesas residentes na Bélgica, existem vários desafios a abordar e para os quais estamos empenhados, como a melhoria dos serviços consulares, o ensino da língua portuguesa e o apoio às atividades empresariais dos portugueses, não esquecendo a participação democrático como a uniformização dos meios de voto e a introdução do voto eletrónico.

No contexto europeu, e estando no coração da União Europeia, destaquei os esforços contínuos da secção em alavancar os interesses de Portugal junto às instituições europeias.

Além disso, sublinhei o papel inovador da secção na integração dos jovens que chegam a Bruxelas, com a criação da primeira secção da JSD (Juventude Social Democrata) fora de Portugal.

Aos novos eurodeputados do PSD, oferecemos toda a rede de conhecimento e experiência que o PSD Bruxelas dispõe, facilitando o apoio e orientação necessários para enfrentar os desafios das suas novas funções. Esta estrutura inclui uma vasta rede de militantes e simpatizantes prontos para colaborar em diversas áreas.

Além disso, o eurodeputado Paulo Cunha, chefe da delegação do PSD no Parlamento Europeu ressaltou o papel ativo que os eurodeputados terão em várias comissões e projetos legislativos, reiterando a vontade do partido de contribuir significativamente para a elaboração de políticas que promovam a coesão e o desenvolvimento de Portugal e da União Europeia.

O evento foi também uma oportunidade para os eurodeputados e para os membros da secção estabelecerem contato e dar um ímpeto Social Democrata para enfrentar os desafios da política europeia com energia e um sentido de propósito claro para os próximos cinco anos.

Boletim informativo

FOTO DO MÊS