Os cidadãos portugueses residentes no estrangeiro que optaram por votar por via postal nas eleições legislativas para a Assembleia da República já podem acompanhar o percurso da carta com o seu boletim de voto, enviada pela Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).
A medida visa aumentar a transparência e segurança do processo eleitoral, permitindo que os eleitores saibam quando a sua carta com o boletim de voto foi enviada e em que ponto do trajeto se encontra. Este acompanhamento é feito através do código de registo postal fornecido junto com o envelope.
Segundo as autoridades eleitorais, todos os eleitores inscritos no recenseamento consular e com morada atualizada deverão receber o boletim de voto até ao final da primeira quinzena do mês de votação. Em caso de extravio ou não receção, é recomendado contactar o respetivo consulado ou a Administração Eleitoral.
Para os portugueses residentes no estrangeiro, o voto postal é a forma de participação mais comum nas eleições legislativas. A introdução do sistema de rastreio da correspondência é mais um passo no reforço da confiança no processo, que abrange centenas de milhar de eleitores fora do território nacional.
O envelope com o boletim de voto preenchido deve ser devolvido até à data limite estabelecida por lei, devidamente selado e com os documentos exigidos, para que seja considerado válido na contagem final dos votos.
Para mais informações ou esclarecimentos, os eleitores podem consultar o site oficial da SGMAI ou contactar a embaixada ou consulado da área de residência.
Basta aceder aqui : https://www.portaldoeleitor.pt/.../Aco.../Pages/default.aspx , colocar o seu número de Identificação Civil e a sua data de nascimento para seguir em tempo real o percurso do seu boletim de voto.