Parceiros

(Tempo de leitura: 2 - 3 minutos)


Vídeo no fundo da página 

Caros portugueses, 

Caros amigos, 

À medida que nos aproximamos da quadra natalícia, somos levados a refletir sobre as nossas ações nos últimos doze meses. É um momento de balanço, do qual emergem lições valiosas que nos devem inspirar a receber o próximo ano com renovada esperança e determinação.

O ano de 2024 foi particularmente marcante para todos nós, com a celebração dos 50 anos do 25 de Abril, um marco histórico fundamental na nossa democracia. 

A Embaixada promoveu, ao longo destes meses, várias iniciativas que permitiram a muitos portugueses recordar a sua história e o seu passado, marcado por tantas dificuldades, mas também inúmeras conquistas e momentos de superação. Permitiram também, sobretudo às novas gerações, refletirem sobre a importância da liberdade, da democracia e do papel de cada um de nós na preservação dos valores de Abril e dos princípios fundamentais que sustentam o nosso Estado de Direito.

Uma reflexão tanto mais importante quanto os desafios dos tempos que vivemos, assinalados pelo surgimento de múltiplas ameaças à paz e à estabilidade em vários pontos do globo. 

É precisamente nestes momentos desafiantes que a nossa força coletiva se revela, hoje mais do que nunca, essencial e determinante para enfrentar a adversidade, inspirando-nos a renovar os laços de fraternidade e solidariedade, traduzidos em gestos concretos de apoio ao próximo em cada uma das nossas ações quotidianas.

Aos eventos que celebraram a Revolução dos Cravos juntaram-se inúmeros outros que contribuíram de forma significativa para a promoção, integração e a valorização da nossa língua, da nossa cultura e da comunidade portuguesa na Bélgica. Reforçando, por um lado, as excelentes relações que mantemos com as autoridades locais e, por outro, uma maior proximidade entre a Embaixada e os portugueses e luso-descendentes aqui residentes.

Pude assim, ao longo deste ano, nos muito convívios que com todos vós partilhei, continuar a testemunhar o valor intrínseco da comunidade portuguesa aqui residente – um valor que se materializa numa integração bem-sucedida neste país de acolhimento. E que apenas foi (e é) possível, pelo esforço, coragem e determinação por vós empenhadamente comprometidos diariamente nas vossas várias áreas de atividade: seja no trabalho, nos estudos, no associativismo, ou na vossa vida social. 

Quero, por isso, agradecer a cada um de vós e dizer-vos que o vosso compromisso é fundamental para que continuemos a fortalecer a presença e a imagem de Portugal no exterior.

Nesta quadra natalícia que é tradicionalmente um tempo de celebração, de partilha e de união, recordo que é igualmente um momento sensível e delicado e, até por vezes, doloroso para todos aqueles que se encontram, por diferentes razões, em situações de carência, fragilidade ou maior vulnerabilidade.

Devemos, por isso, enquanto comunidade unida e altruísta, mas também enquanto cidadãos responsáveis, procurar ajudar e acolher quem mais necessita – não apenas hoje, mas sempre – contribuindo com as nossas ações, para um mundo de menor injustiça e maior dignidade humana.

Em meu nome e em nome da Embaixada de Portugal, desejo a todos um Natal cheio de alegria, saúde e paz, e que 2025 nos traga prosperidade, harmonia e muitas realizações!

Jorge Cabral

Embaixador de Portugal na Bélgica


 

 

Colunistas

Ambiente

Boletim informativo

FOTO DO MÊS