No passado dia 28 de abril, o Centro Cultural Português – Camões, no Luxemburgo, encheu-se com entusiasmo para a apresentação do livro “Contos e Histórias daqui e d’além! ”uma coletânea com a chancela da Oxalá Editora.
O evento contou com a presença de São Gonçalves, coordenadora da coletânea, bem como do poeta e diplomata Luís Filipe Castro Mendes, autor do prefácio, e de alguns dos autores que contribuíram para esta obra singular.
O livro, como nos revelou São Gonçalves, é uma verdadeira convergência de universos que se entrelaçam - entre o fantástico e a realidade, o presente, o passado e o futuro, os leitores são convidados a explorar temas alusivos à multiculturalidade e à mobilidade, tais como o poder da linguagem e a força do amor em tempos de crise e de transição, que são comuns nas vidas daqueles que se distanciaram das suas raízes para se estabelecerem noutro lugar.
Durante a apresentação, os autores debateram o tema da emigração, concluindo que os emigrantes, como verdadeiros “trapezistas”, atravessam complexos caminhos de deslocação entre fronteiras, mantendo-se equilibrados entre duas realidades. A espiritualidade e a busca incessante por conhecimento foram também mencionadas como ferramentas para entender o mundo à nossa volta e as mudanças que ocorrem dentro de nós próprios.
“Contos e Histórias daqui e d’além!” é uma obra que nos convida a refletir sobre as nossas raízes e a capacidade de superar desafios e encontrar estabilidade além fronteiras. Um livro que nos leva a questionar o que significa sermos parte de um mundo vasto e diversificado, e que nos relembra as palavras de Fernando Pessoa: "O povo português é, essencialmente, cosmopolita. Nunca um verdadeiro português foi português: foi sempre tudo."