Parceiros

(Tempo de leitura: 2 - 3 minutos)


A praça da Closa da cidade de Ordino no Principado de Andorra viveu uma noite mágica de cultura tradicional portuguesa e de dança contemporânea a cargo do Grupo de Folclore Casa de Portugal.

A cerimónia inaugural da 5ª edição do Contradans, Festival de Dança e Cultura Popular, iniciou com o discurso de boas vindas das autoridades locais e dos organizadores num ambiente de celebração da cultura, comunidade e tradição.

A continuação, o Grupo de Folclore Casa de Portugal, encarregado de inaugurar o festival, entrou em palco apresentando o colorido dos trajes e a vivacidade das danças do Alto Minho como Góta de Gondarém e Chula de Viana.

Seguiu o momento mais esperado pelo público, a estreia de dança contemporânea a cargo de um reduzido grupo de membros do Grupo de Folclore Casa de Portugal que, vestidos para a ocasião, apresentaram duas danças idealizadas pela coreógrafa andorrana Paula Pons. A primeira dança teve como acompanhamento musical a peça Saia da Carolina, de Carolina Deslandes e a segunda, Maria Joana, uma versão do grupo Calema em colaboração com Nuno Ribeiro e Marisa. O som das versões portuguesas e o movimento das coreografias arrancou calorosos aplausos e emocionou o público presente, destacando a Ministra de Cultura do Principado, Monica Bonell, a Vice-Presidente do Parlamento de Andorra, Sandra Codina e a presidente da câmara de Ordino, Maria del Mar Coma, entre outras. Por parte portuguesa, o evento contou com a presença de Duarte Pinto da Rocha, Cônsul-Geral de Portugal no Principado e vários membros do movimento associativo lusitano.

Fundindo-se num caloroso abraço com Paula Pons, os bailarinos do Grupo visivelmente emocionados, receberam os aplausos e elogios do público e autoridades presentes.   .
Em entrevista aos meios de comunicação andorranos, a Co-diretora do Contradans, Sandra Tudó, elogiou a apresentação do Grupo de Folclore Casa de Portugal destacando que o Grupo mantenha "a sua tradição, o que é muito importante" mas também que "tenha aceite o desafio de introduzir a contemporaneidade" neste evento. Após a atuação seguiu um desfile pelas ruas de Ordino formado por diferentes grupos de Gigantones e Cabeçudos e pelos membros do Grupo de Folclore Casa de Portugal.

A 5ª edição do Festival Contradans vai decorrer de 2 a 5 de outubro, mês no qual o Grupo de Folclore Casa de Portugal tem prevista a participação no dia 18 no Festival de Múrcia (Espanha) e de 24 a 26 a participação na 46ª Feira de Andorra la Vella.


 



 

Temos em linha

Temos 7625 visitantes e 0 membros em linha

NOTÍCIAS RECENTES

Colunistas

Ambiente

Boletim informativo

FOTO DO MÊS