Lisboa, 24 de julho de 2025 – O Governo português publicou hoje as novas tabelas de retenção na fonte do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) para 2025, com impacto imediato nos rendimentos de agosto e setembro.
A medida visa aumentar o rendimento disponível das famílias nos próximos dois meses, mas os especialistas alertam para um possível "acerto" menos favorável no próximo ano.
A principal novidade é a isenção de retenção na fonte para salários brutos e pensões até 1.136 euros durante os meses de agosto e setembro. Esta alteração significa que milhares de trabalhadores e pensionistas com rendimentos abaixo deste valor não verão qualquer desconto de IRS nos seus recibos, resultando num aumento do valor líquido a receber.
"As novas tabelas de IRS trazem mais dinheiro em agosto e setembro", confirmam vários analistas financeiros, que já disponibilizaram simulações detalhadas para que os contribuintes possam verificar o impacto no seu caso específico.
No entanto, a euforia pode ser de curta duração. Especialistas em fiscalidade alertam que, a partir de outubro, os contribuintes "voltam a receber menos", e que as novas tabelas, pensadas para aliviar a carga fiscal no verão, "vão penalizar mais o acerto do próximo ano". Isto porque a retenção na fonte é um adiantamento do imposto final, e uma menor retenção agora pode significar um imposto a pagar ou um reembolso menor na declaração anual de IRS de 2026.
As tabelas detalhadas, que incluem os novos limites e escalões de retenção, foram oficialmente divulgadas e estão já disponíveis para consulta pública, permitindo que cada contribuinte simule o valor exato que irá descontar ou, nestes meses, deixar de descontar. A medida, apelidada por alguns de "IRS de verão", pretende dar um fôlego às finanças pessoais dos portugueses num período de maior despesa.