Parceiros

(Tempo de leitura: 2 - 3 minutos)
foto: ©Tony Da Silva


Lisboa, 11 de julho de 2025 – Um episódio insólito marcou esta quinta-feira o terceiro dia do julgamento de José Sócrates, com vários jornalistas a abandonar o local e a deixar o antigo primeiro-ministro a falar sozinho, em protesto contra as suas acusações diretas e veementes à comunicação social. 

O incidente, que ocorreu à entrada do Tribunal Central Criminal de Lisboa, rapidamente se tornou viral e foi noticiado por diversos órgãos de comunicação.

Segundo a SIC Notícias e a Flash.pt, que reportaram o acontecimento os jornalistas decidiram virar costas a José Sócrates depois de este ter proferido críticas contundentes à forma como o seu julgamento tem sido coberto, alegando uma campanha de difamação. O Correio da Manhã destacou o momento em que “José Sócrates ficou a falar sozinho”, detalhando que o abandono da entrevista ocorreu à entrada do julgamento.

Este incidente surge num contexto de declarações polémicas por parte de Sócrates. O Observador noticiou que o ex-primeiro-ministro acusou o Ministério Público de querer “destruir” a sua 

“obra política”. Por sua vez, o Expresso avançou, há 10 horas, que Sócrates rejeitou categoricamente ter recebido 150 mil euros do primo José Paulo, afirmando ter provas da sua inocência. “Isso é falso e eu tenho provas”, terá dito.As declarações de Sócrates têm sido de confronto direto com a acusação. O Jornal de Notícias sublinhou uma das frases mais fortes proferidas por

Sócrates: "Eu não tenho nenhum respeito pelo que diz o Ministério Público". O Diário de Notícias deu conta de que, ao terceiro dia, Sócrates abordou temas como a PT e a figura de Granadeiro, a quem terá visto “de coração partido”, e classificou a acusação como uma “falsidade”.Ainda em destaque, o Público relembrou uma aparente contradição, citando Sócrates a dizer que “nunca falaria das minhas reuniões com o Presidente da República”, mas apontando que Cavaco Silva, na verdade, já o fez.

Enquanto o julgamento prossegue, a polémica em torno das atitudes de José Sócrates continua a gerar discussão. O Notícias ao Minuto citou, há 7 horas, uma opinião que ecoa o sentimento de muitos: "Se a arrogância fosse crime ele apanhava perpétua". A RTP continua a acompanhar a "Operação Marquês" ao minuto, com uma cobertura completa há dois dias, disponibilizando todos os desenvolvimentos do julgamento.

Este episódio de hoje sublinha a tensão crescente entre José Sócrates e a comunicação social, num julgamento que promete continuar a ser pautado por momentos de forte emoção e declarações contundentes.


 


luso.eu | Jornal de Notícias das Comunidades Portuguesas também está no WhatsApp. Clique aqui para subscrever o canal e manter-se informado.


 

EMBAIXADA DE PORTUGAL

Temos em linha

Temos 22586 visitantes e 1 membro em linha

NOTÍCIAS RECENTES

Colunistas

Ambiente

Boletim informativo

FOTO DO MÊS