A Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro, localizada no bairro da Tijuca, Zona Norte dessa cidade brasileira, celebrou, no último dia 12de janeiro, a sua festa de 95 anos de fundação, com a presença de um público de cerca de 300 pessoas e uma atração internacional.
O evento contou com a apresentação do Rancho Poveiro, vindo diretamente de Portugal, com foco nos trajes, danças e cantares dos pescadores da Póvoa de Varzim.
Durante o certame, o presidente da Casa dos Poveiros do Rio, Cláudio Murad, fez um breve discurso reforçando a “sua satisfação” em relação ao trabalho desenvolvido, mas confessou ser “difícil chegar aonde chegaram”.
Os responsáveis pela festividade classificaram o evento como “um dia memorável na Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro”. Fontes ligadas à entidade realçaram que o presidente da Casa, Cláudio Murad, e o vice-presidente Cláudio Furtado, além de toda a diretoria, têm realizado um belíssimo trabalho frente à Casa dos Poveiros”.
Diversos membros da comunidade luso-brasileira e autoridades portuguesas e brasileiras marcaram presença, incluído o presidente da Câmara Municipal da Povoa de Varzim, Aires Pereira e sua esposa Cristina Neves; a cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro, Gabriela de Albergaria; o deputado Flávio Martins; o presidente da Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Caixa de Socorro D. Pedro V, do Liceu Literário Português e também da Associação Luís de Camões, Francisco Gomes da Costa; o Provedor Venerável da Irmandade do SS. Sacramento Santo Antônio dos Pobres e Nossa Senhora dos Prazeres e presidente da Assembleia Geral da Casa do Poveiros, José Queiroga; o vice-presidente do Conselho Deliberativo da Casa do Poveiros, Izidro de Souza Rodrigues; entre outros presidentes das casas regionais luso-brasileiras.