"O Jogo Bonito", é o novo filme da Netflix que nos leva ao campeonato do mundo de futebol dos sem-abrigo
Podia ser, apenas, mais um filme, mas não. É emotivo, leva-nos pelas histórias de vida fortes dos jogadores e mostra-nos que todos merecem uma segunda oportunidade. Este filme foi produzido com o apoio do Campeonato do Mundo dos Sem-Abrigo
"O Jogo Bonito" chegou no passado dia 29 de Março, emociona e traz uma mensagem tão forte quanto o verdadeiro futebol pode ser.
A longa-metragem conta a história de Mal (Bill Nighy), que gere a equipa inglesa de futebol de sem-abrigo e que se prepara para levar os seus jogadores a Roma, na esperança de ganhar o Campeonato do Mundo dos Sem-Abrigo, um importante torneio mundial de futebol de rua, cuja Equipa de Inglaterra já participa há mais de uma década.
"No último momento, Mal decide levar um talentoso atacante chamado Vinny (Micheal Ward), que lhes pode dar uma hipótese de conquistar a vitória... mas apenas se estiver disposto a ultrapassar o passado e a tornar-se parte da equipa".
"O Jogo Bonito" é um filme sobre segundas oportunidades sobre familias, vidas, apegos e libertaçao de vicios. Sobre perdas, e grandes derrotas pessoais fira do campo. Mas, em Roma descobrem que por todo o mundo há quem lute por segundas oportunidades.
Mudar mentalidades, combater o isolamento, inclusão social através do envolvimento no futebol são algumas das linhas de orientaçao dos mestres que escolhem os seus jogadores. A partir daqui constroem-se relaçoes, cumprem-se horários e aprendende-se a resignificar a palavra "comprometimento".
É assim, no mundo inteiro há sem abrigo a iniciarem uma nova jornada, onde começam a fazer parte de algo maior. Uma comunidade que através desta nova oportunidade de vida mostram a cada jogador que devem olhar de cabeça erguida para o futuro.
Através deste campeonato do mundo dos sem abrigo promove-se o fair play e uma interaccao positiva com a autoridade. Trabalha-se o foco e oferece-se uma nova familia a cada seleção.
Portugal tambem participa neste campeonato que muda vidas no mundo inteiro.
Este campeonato arrancou em 2003, pela primeira vez, em Graz, na Austria e saiba que este ano vai realizar-se no mês de outrubro, em Seul.
Futrbol a proteger mulheres em situaçoes de vulnerabilidade
Zoë Hopkins, é a Manager International da Fundaçao do campeonato do mundo dos sem abrigo e visitou, no mês passado os países Membros Kenya e Tanzania para arrancar com um novo projecto, designado ‘Football to Protect Vulnerable Women from Exploitation’, que será disponibilizado para as atletas durante os próximos dois anos, no Kenya, Tanzania, Zambia e Zimbabwe.
O futubol a mostrar que ganhar 3 pontos é menos significativo, ao lado do novo mundo que se descobre através desta grande experiência.