Países Baixos 11 oct 2024 - Pela primeira vez em cerca de 16 anos, a comunidade portuguesa dos Países Baixos esteve representada pelo seu conselheiro no Plenário do Conselho das Comunidades Portuguesas que se realizou em Lisboa entre 8 e 10 de outubro.
Tiago Soares, conselheiro eleito a 23 de novembro de 2023, levou ao plenário vários pontos importantes da comunidade portuguesa na Holanda.
Entre outros, Tiago Soares destaca três pontos que considera os mais importantes e urgentes para a comunidade portuguesa e até à continuidade da ligação dos jovens descendentes ao seu país e língua.
-
A necessidade de rever o processo de credenciação das associações junto da DGACCP, sobretudo nas que lidam com uma língua menos universal em comparação com o inglês, francês e até o português;
-
as fragilidades do ensino do português no estrangeiro, nomeadamente na dispersão geográfica mas também na consistência da própria estrutura docente nos Países Baixos;
-
e na participação cívica, a proposta de retirar o aviso de receção no envio dos votos postais dentro do círculo eleitoral da Europa.
Aqui recordando que na última eleição legislativa,muitos votos não foram entregues apenas devido a essa exigência que não faz qualquer sentido, dado que já existe uma obrigatoriedade de envio da cópia do CC.
Por causa da demissão de António Costa como Primeiro-Ministro e com as consequentes eleições legislativas, também este plenário esteve adiado até à tomada de posse de um novo Governo.
O conselheiro pelos Países Baixos considerou este adiamento "um desperdício da quase totalidade do ano de 2024" e que "foi essencialmente prejudicial à nossa comunidade nos Países Baixos porque todas as minhas prioridades já tinham sido identificadas e, infelizmente, não se alteraram desde o início do ano", enfatizou.
Contudo revela também que foi "um encontro muito positivo entre todos os conselheiros. Todas as moções e deliberações definidas e aprovadas. Plano de Ação para o Quadriénio também definido pelo Conselho Permanente e comunicado tanto ao Secretário de Estado das Comunidades como aos deputados eleitos pelos círculos da emigração."
Com 76 novos conselheiros, eleitos em 52 círculos eleitorais de todos os continentes para o quadriénio 2024-28, o plenário serviu também para eleger Tiago Soares como Vice-Presidente do Conselho Regional da Europa, junto com Vitor Oliveira (França) como Presidente.