Suíça: Prazo para “Prova de vida” de pensionistas portugueses termina dia 30 de novembro
Os portugueses pensionistas a partir de 66 anos e sete meses de idade, que tenham residência registada na Suíça, devem realizar a prova de vida obrigatória até 30 de novembro de 2025, de forma presencial ou digital. Quem não realizar esse procedimento terá o pagamento da pensão suspenso a partir de janeiro de 2026. O serviço é gratuito.
Para efetuar a prova, o pensionista pode ir à Embaixada de Portugal em Berna, aos postos consulares em Zurique ou Genebra, ou aos serviços da Segurança Social. O procedimento também pode ser realizado digitalmente, com autenticação, apresentação do documento de identificação e reconhecimento facial, por meio da Segurança Social Direta, em www.seg-social.pt
A adida de Segurança Social Portuguesa na Suíça, Cristina Ribeiro, explica que a medida foi oficializada em portaria publicada em 31 de julho de 2025 no Diário da República, que “regulamenta a prova de vida para os pensionistas de invalidez, velhice e sobrevivência no exterior”. Segundo esta responsável, até o momento, mais de 1.800 portugueses fizeram a prova de vida. Porém, cerca de 700 pessoas ainda não se manifestaram.
A Segurança Social alerta que, a partir de dezembro de 2025, o pagamento de pensões por carta-cheque será suspenso por decisão do sistema bancário suíço.
Os pensionistas devem cadastrar conta bancária para transferência.


