Um jovem rinoceronte-de-java foi avistado perto de um parque nacional na Indonésia, tendo aumentado a esperança de conservação de uma das espécies de mamíferos mais ameaçada do mundo.
O animal foi registado quinta-feira por uma das 126 câmaras escondidas no parque nacional de Ujung Kulon, na ilha de Java, a oeste da capital indonésia Jacarta.
Segundo o Ministério do Ambiente indonésio, o jovem rinoceronte poderá ter entre três e cinco meses de idade, mas desconhece-se se é fêmea ou macho.
"Esta é uma boa notícia e prova que os rinocerontes-de-java, que só existem em Ujung Kulon, podem reproduzir-se corretamente", afirmou Satyawan Pudyatmoko, um alto responsável do Ministério num comunicado divulgado sábado.
O rinoceronte caminhava com a mãe no parque nacional de 120 mil hectares de floresta tropical e cursos de água no extremo sudoeste de Java, considerado o último habitat natural destes rinocerontes, que se encontram em perigo de extinção.
Os rinocerontes-de-java têm dobras na pele que dão uma aparência de armadura à carapaça.
Após anos de declínio da espécie, as autoridades indonésias estimam que a população de rinocerontes-de-java seja atualmente de 82 indivíduos.
A espécie, outrora numerosa no sudeste Asiático, entrou em declínio devido à caça furtiva desenfreada e ocupação humana do seu habitat.