Parceiros

(Tempo de leitura: 1 - 2 minutos)


Bruxelas,  maio de 2025 – Um acidente mortal ocorrido na madrugada de 11 para 12 de maio, no bairro das Marolles, em Bruxelas, está a gerar forte polémica, após se confirmar que o agente da polícia envolvido conduzia sem carta de condução válida.

O acidente envolveu uma carrinha da polícia da zona de Bruxelas-Capital/Ixelles e um scooter. A colisão, ocorrida por volta da meia-noite e meia, resultou na morte do condutor do scooter, um residente local recentemente libertado da prisão. De acordo com o Ministério Público de Bruxelas, o veículo ligeiro de duas rodas era roubado e encontrava-se alterado para atingir maiores velocidades.

As autoridades indicaram inicialmente que o acidente se deu quando o scooter terá ignorado a prioridade à direita, colidindo com a viatura policial. Ambos os veículos, segundo as investigações preliminares, não circulavam em excesso de velocidade e não havia perseguição policial em curso no momento do impacto.

No entanto, novas informações reveladas pelo jornal La Capitale e confirmadas pelo Ministério Público levantam uma questão grave: o agente da polícia que conduzia a carrinha não possuía carta de condução válida no momento do acidente. Segundo a magistrada Aurélie-Anne De Vos, o agente tinha sido condenado em 2023 pelo Tribunal de Polícia de Liège por excesso de velocidade, tendo-lhe sido retirado o direito de conduzir com a obrigação de repetir os exames. O agente, no entanto, nunca regularizou a situação.

Como consequência, o agente enfrenta agora uma dupla investigação: uma para apurar as circunstâncias do acidente e outra por condução sem carta. O Ministério Público de Bruxelas confirmou que o agente foi detido e será julgado em processo acelerado pelo Tribunal de Polícia.

O caso levanta sérias questões sobre os procedimentos internos de verificação de condutores nas forças de segurança e poderá ter implicações institucionais mais amplas.

Fonte bx1

EMBAIXADA DE PORTUGAL

Temos em linha

Temos 1560 visitantes e 0 membros em linha

NOTÍCIAS RECENTES

Colunistas

Ambiente

Boletim informativo

FOTO DO MÊS