A sala Sergi Mas da cidade andorrana de Sant Julià de Lòria acolheu esta tarde a inauguração da exposição INTEGRADOS impulsada pelo Grupo de Folclore Casa de Portugal.
O trabalho fotográfico formado por 14 fotografias realizadas por Mireia Medeiros aos elementos do Grupo com o trajo popular português em diferentes espaços arquitetônicos do Principado de Andorra contou nesta edição com a proposta da área de promoção cultural laurediana de incluir trajes, utensílios, instrumentos e brinquedos dos dois países de forma a geminar as duas culturas e demonstrando as suas similitudes e confluências.
Ao ato inaugural assistiram Helena Mas, Ministra de Saúde do Principado de Andorra, Cerni Cairat, Sofia Cortesão, Presidente e Vice-Presidente do Município de Sant Julià de Lòria assim como as vereadoras Teresa Areny e Eva Ramos além da responsável de Património Cultural do Governo de Andorra, Isabel de la Parte, de várias personalidades portuguesas e andorranas, e membros do Grupo que assistiram à mostra de cultura popular e afirmação da portugalidade.
A vereadora da cultura laurediana, Teresa Areny, destacou a importante comunidade portuguesa que reside na paróquia e realçou o fato de que “as culturas se podem unir”.
O Presidente do Grupo de Folclore Casa de Portugal, Jose Luis Carvalho, agradeceu o empenho do município de Sant Julià de Lòria em mostrar o trabalho fotográfico e a dedicação da Anna Mangot, comissária da exposição, por promover a analogia entre as duas culturas enriquecendo a mostra com diferentes complementos destacando que o objetivo “era mostrar o traje tradicional português junto do património andorrano”. Após o ato protocolar foi projetado o vídeo documental da autoria de Marc Medeiros que acompanha a exposição e que recolhe as imagens das sessões fotográficas assim como diferentes testemunhos de personalidades andorranas sobre o trabalho integrador.
A mostra que desde fevereiro de 2023 tem percorrido 6 das sete paróquias do Principado, estará patente até o dia 24 de maio e durante este período estão previstas diferentes atividades como workshops de dança e cozinha portuguesas, bordados e cerâmica, leitura de contos no idioma de Camões, um colóquio e uma atuação conjunta no dia 12 de maio entre o Esbart Laurèdia e o Grupo de Folclore Casa de Portugal.