Janeiro é por excelência o primeiro mês do ano e também o período de manter bem via a tradição de cantar as Janeiras.
No Principado de Andorra os membros do Grupo de Folclore Casa de Portugal irão no próximo fim de semana apresentar a 18ª edição desde que em 2006, coincidindo com as celebrações do 10º aniversário, saíram pela primeira vez a apresentar a tradição portuguesa de cantar as Janeiras.
A partir das 17 horas deste sábado será feita a estreia numa moradia situada na aldeia de Juverri com a particularidade de que os seus proprietários, de origem francesa, têm por hábito convidar toda a população a assistir aos cânticos e oferecem um lanche a todos os assistentes.
A continuação serà a vez da Associação Cultural dos Residentes do Alto Minho receberem as Janeiras pelo Grupo de Folclore Casa de Portugal que após os cânticos os membros de ambas associações se reúnem ao som da concertina para recrear um convívio bem português.
No domingo pela manhã os membros do Grupo vão deslocar-se à vizinha Espanha para participar às 11h30 na celebração da eucaristia dominical na catedral de Santa Maria d’Urgell, na Seu d’Urgell, sede do Palácio Episcopal. No final da celebração os membros do Grupo proporcionam aos assistentes um breve concerto de Janeiras.
O Grupo de cantadores de Janeiras está formado por cerca de 30 membros de diferentes franjas etárias que durante o mês de janeiro desafiam as temperaturas invernais dos Pirenéus para aproximar a cultura popular portuguesa junto da sociedade andorrana.