No próximo dia 30 de janeiro, quinta-feira, a SEDES - Associação para o Desenvolvimento Económico eSocial vai organizar um seminário, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, sobre “A diáspora portuguesa na União Europeia”.
O evento é organizado pela SEDES Europa - a primeira delegação da SEDES fora de Portugal - e conta com a presença do Presidente do Conselho Coordenador da Sedes, Álvaro Beleza. A intervenção de encerramento será proferida pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel (por vídeo).
O primeiro painel, sobre “O voto eletrónico e a diáspora portuguesa” vai ter uma primeira intervenção deAlfredo Sousa de Jesus, Vice-Presidente da SEDES Europa
- que apresenta o documento da SEDES Europa “A diáspora e as eleições portuguesas: Participaçãocívica dos Portugueses residentes no estrangeiro” (ver anexo) - e o Professor de Direito Constitucional Miguel Poiares Maduro. A moderação está a cargo de Mariana Costa, representante do projeto “Os 230 Bruxelas”.
Para o segundo painel, sobre “Dimensão parlamentar: Direitos cívicos e políticos da diáspora portuguesa”,os organizadores convidaram os Eurodeputados portugueses Sebastião Bugalho (PPE) e Francisco Assis (S&D), mas também a Eurodeputada lusodescendente Catarina Vieira (Verdes), eleita nos Países Baixos. A moderação será de Manuel Antunes da Cunha, professor da Universidade Católica Portuguesa e dirigente da SEDES Europa.
O terceiro painel, sobre “Dimensão socioeconómica: perfil das diásporas portuguesas” vai juntar Pedro Ginjeira do Nascimento, Secretário-Geral da Associação Business Roundtable Portugal e Rui Faria da Cunha, Coordenador do Conselho da Diáspora Portuguesa. A moderação será de Vítor Oliveira,Secretário- Geral da SEDES Europa.
Uma delegação da SEDES Beira Baixa estará presente neste evento com os Presidentes da CIM BeiraBaixa e da CIM Beiras e Serra da Estrela, assim como uma representação de autarcas da região.
A SEDES é uma das mais antigas associações cívicas portuguesas. Constituída em 1970, os seus fundadores eram oriundos de diferentes formações académicas, estratos sociais, atividades profissionais eopções políticas. A SEDES continua a ser uma escola de cidadania. As suas tomadas de posição e análises políticas constituem referências para a comunicação social e traduzem o pluralismo das intervenções e o respeito pela diversidade política aos seus membros.
A SEDES Europa foi oficializada em novembro de 2023, na Embaixada de Portugal em Paris e os seus Corpos Sociais são: Carlos Pereira (Paris, Presidente), Alfredo Sousa de Jesus (Bruxelas, Vice-Presidente), Vítor Oliveira (Toulouse, Secretário- Geral), Adeline Afonso (Paris, Secretária-Geral-Adjunta), ManuelAntunes da Cunha (Paris), Sérgio Tavares (Escócia), João Verdades (Luxemburgo) e Paulo Capitão (Paris).
Para aceder ao Parlamento Europeu e participação no seminário, é necessário obter uma acreditação prévia. Para esse efeito, os interessados devem enviar os seus contactos (nome, email, cópia de cartão de cidadão) para
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.