Duarte Costa e Rhia Lopes propõem-se travar o populismo e acelerar a transição climática
Em junho deste ano, 450 milhões de cidadãos são chamados a votar para decidir o seu futuro na Europa.
As eleições europeias estão agendadas para o dia 9 de junho em Portugal. O Volt, único partido pan-europeu no nosso país, estreia-se nas suas primeiras eleições europeias em solo nacional com Duarte Costa e Rhia Lopes, a dupla de cabeças-de-lista do Volt, a apresentarem um programa que se distingue por ser o mesmo em toda a União Europeia (UE).
A abordagem do partido encontra-se alicerçada no desejo deste em construir uma “Europa a uma só voz”, representando todos os Europeus, ao mesmo tempo que reconhece as necessidades particulares de cada nação e a sua interligação com o resto da Europa, que precisa de ver reforçada a sua capacidade de intervir nos desafios globais do século XXI.
Duarte Costa e Rhia Lopes apresentam aos portugueses quatro prioridades nestas eleições europeias: transição climática, convergência económica com a UE, combate ao populismo e promoção da paz no continente Europeu.
Os dois candidatos vão marcar presença no evento de lançamento da campanha à escala europeia com os restantes candidatos do Volt do resto da Europa, que decorrerá nos dias 6 e 7 de abril, em Bruxelas (Bélgica). Ao longo de dois dias, o partido vai capacitar os seus membros e simpatizantes com as melhores ferramentas técnicas e científicas para defender a democracia e contrariar o crescimento da extrema-direita em toda a Europa, através de diversas sessões com especialistas políticos e científicos, assim como com uma demonstração pública no domingo, dia 7, em Bruxelas.
O candidato Duarte Costa, especialista em alterações climáticas e Embaixador do Pacto Europeu para o Clima, será um dos oradores na sessão sobre políticas climáticas e ambientais marcada para o dia 6 de abril, pelas 17h00.
Esta passagem por Bruxelas será ainda marcada pela presença de Duarte Costa em três edições do talk show “Flipping the Script”, a convite da Deutsche Welle (maior broadcaster internacional alemão), com gravação no Parlamento Europeu. Os temas em enfoque serão:
· 8 de abril, 16h00 – Segurança e Conflitos
· 9 de abril, 16h00 – Políticas Migratórias9 de abril, 18h00 – Políticas Climáticas
“Estamos perante as eleições europeias mais decisivas de sempre. Este é o último mandato europeu em que ainda podemos mitigar as alterações climáticas e evitar o ponto de não retorno. Com a maior bancada de sempre da extrema-direita e a menor dos Verdes, a projeção da próxima composição do Parlamento Europeu não podia ser mais alarmante. É isso que queremos combater. Com literacia europeia, proximidade e um programa com propostas sólidas para dar resposta, não só à crise climática, como também à desigualdade de rendimentos na Europa, vamos conseguir reforçar a relevância geopolítica da UE no mundo e os pilares de uma verdadeira democracia europeia”, explica Duarte Costa.
“Acreditamos ser possível criar outras alternativas aos votos de protesto que ameaçam o projeto europeu no momento em que ele é mais crucial para dar resposta aos graves problemas globais que enfrentamos no século XXI”, acrescenta Rhia Lopes.