A arte contemporânea portuguesa volta a marcar presença na prestigiada feira internacional Art Brussels, e para assinalar esta participação expressiva, o Embaixador de Portugal na Bélgica, Jorge Cabral, organiza hoje, 23 de abril, às 18h, um Porto de Honra na Residência Oficial.
A ocasião celebra a presença de 12 galerias portuguesas, que representam o dinamismo e a criatividade da cena artística nacional:
3+1 Arte Contemporânea, ADZ, Artemis Gallery, Galeria Vera Cortês, Galeria Francisco Fino, Jahn und Jahn, Monitor Lisbon, Galeria Bruno Múrias, Galeria Nave, Galeria Presença, Salgadeiras Arte Contemporânea e Galeria Filomena Soares.
Além das galerias, o evento contará também com a presença de artistas portugueses residentes na Bélgica com intervenção no âmbito desta feira, como Francisco Correia, Luís Lázaro de Matos, Maria João Flôxo, Monica Musoni, e Sónia Aniceto contribuindo para reforçar os laços entre a comunidade artística nacional e internacional, e evidenciando a relevância de Portugal no circuito europeu da arte contemporânea.
O Embaixador Jorge Cabral visitará ainda a feira no dia 24 de abril, às 16h, com enfoque especial nas galerias portuguesas participantes, sublinhando o apoio institucional ao setor cultural e às indústrias criativas.
Este momento representa não só um reconhecimento do talento nacional, como também uma oportunidade para promover Portugal como um polo de inovação e excelência artística em contexto europeu.
A Art Brussels é uma das mais prestigiadas feiras de arte contemporânea da Europa, reunindo anualmente galerias, colecionadores, curadores e artistas de todo o mundo. A edição de 2025 promete, mais uma vez, ser um palco privilegiado para o talento e a criatividade portugueses.