Parceiros

(Tempo de leitura: 1 - 2 minutos)


A campanha para as eleições autárquicas em Cabo Verde, terminou esta sexta-feira, 29.
Segundo dados da Comissão Nacional de Eleições (CNE), 351.963 mil eleitores estão inscritos nos cadernos eleitorais. No domingo, os eleitores são chamados às urnas, para escolherem os órgãos do poder local, para os próximos quatro anos. 
Ao todo são cinco partidos políticos e cinco Independentes que concorrem as eleições autárquicas de 2024. O Movimento para Democracia (MpD) e o Partido Africano para Indecência de Cabo Verde (PAICV) concorrem a todos os 22 municípios. A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) com candidatos em 11 autarquias. O Partido do Trabalho e Solidariedade (PTS) apresenta-se às eleições apenas em dois municípios. PP- Partido Popular é outro dos partidos concorrentes e apresenta-se em três autarquias com listas apenas para Assembleia Municipal. 
São 127 listas concorrentes para Câmara e Assembleia municipais, com 53% de candidatos do sexo masculino e 47% do sexo feminino, fazendo-se cumprir as cotas de paridade nas eleições em Cabo Verde. 
De acordo com a CNE estão distribuídas 1.079 mesas de votos em todo o país, sendo a maioria no círculo eleitoral da Praia, com 21,5 % seguida de São Vicente, com 12,8%.
A CNE já anunciou algumas medidas para garantir o bom andamento do processo eleitoral. Medidas, como o encerramento dos estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas num espaço de 500 metros das assembleias de voto e a proibição de estacionamento de veículos à frente dos edifícios onde funcionam as assembleias de voto, exceto portadores de deficiência.

 

Colunistas

Ambiente