Parceiros

(Tempo de leitura: 1 - 2 minutos)


A campanha "Somos todos Iguais" decorre sob o lema “Família - Berço”. A primeira-dama de Cabo Verde, Débora Katísa Carvalho, lidera esta ação, que destaca a importância do papel da família na formação de valores de igualdade e respeito mútuo.
Segundo um comunicado da presidência da república, a campanha destaca ainda a importância da educação dos rapazes, incentivando uma masculinidade positiva que rejeite a violência e desafie os estereótipos de género.
A iniciativa é da Organização das Primeiras-Damas Africanas para o Desenvolvimento (OAFLAD) e pretende combater desigualdades de género no continente africano, que persistem em áreas como saúde, educação, empoderamento económico e prevenção da violência baseada no género.
O lançamento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 28, na cidade da Praia, e foi presidido pelo Presidente da República, José Maria Neves.
“Precisamos construir um futuro onde os valores de igualdade, respeito e empatia sejam promovidos desde a infância”, evidenciou Débora Katísa Carvalho ressaltando que a iniciativa convida toda a sociedade a se engajar na transformação de Cabo Verde num modelo de justiça social e equidade de género.
Ainda segundo o comunicado, apesar dos progressos alcançados por Cabo Verde na promoção da igualdade de género, o país ainda enfrenta desafios significativos, como o aumento do abandono escolar entre rapazes. Dados recentes apontam que mais de 70 por cento (%) dos jovens que abandonam o ensino secundário são rapazes, o que mostra a necessidade de reforçar os programas educativos e de apoio social.
A VBG é outra preocupação, um estudo do Afrobarometer de 2023 aponta que 50% da população considera a violência baseada no género como um dos principais problemas relativos aos direitos das mulheres no país.
#Somostodosiguais, visa, igualmente, promover o diálogo sobre o papel da família na promoção da igualdade de género, sensibilizar a sociedade sobre a educação equitativa de rapazes e meninas, e impulsionar ações concretas contra estereótipos de género e violência.

Colunistas

Ambiente