Mindelo: exposição "Cabo Verde canta e toca" homenageia a música e a cultura Cabo-verdiana.
O evento que já percorreu o mundo, chega agora a Cabo Verde. Mindelo é o palco escolhido pelo fotógrafo cabo-verdiano Ben do Rosário, para expor 40 fotografias de músicos de Cabo Verde e de origem cabo-verdiana.
Trazer essa exposição a Cabo Verde, pela primeira vez, é motivo de orgulho, para Ben, emigrante em Portugal há vários anos. A intenção segundo o fotógrafo, não é só divulgar, mas também homenagear a música cabo-verdiana.
Ben começou na fotografia nos anos 70. "Comecei nos locais conhecidos da comunidade cabo-verdiana, na zona de São Bento, mais concretamente, Monte Cara e já tenho um portfólio considerável de fotografias de músicos cabo-verdianos".
A exposição que já passou por Paris, Marselha, Rotterdam, Almada, Lisboa e Luxemburgo é sempre diferente. "Tento diversificar com fotografias de músicos já falecidos, músicos mais antigos e os mais modernos".
As fotografias, apesar de retratarem o momento, algumas dizem mais em termos pessoais, como as dos familiares, e outras carregam história como a fotografia de Djosinha e Maria de Barros.
A mostra decorre no Centro Cultural do Mindelo (CCM) até 15 de novembro.