Bruxelas, maio de 2025 – No próximo dia 8 de junho, o Bois de la Cambre, em Bruxelas, será palco de uma grande celebração da cultura portuguesa. O evento “Fête du Portugal”, promovido por associações da comunidade luso-descendente na Bélgica, reunirá música, folclore, gastronomia e muita animação, das 12h00 às 21h00, no Carrefour des Attelages.
O programa inclui um desfile da Marcha Popular de Portimão, atuações de vários ranchos folclóricos, grupos corais e concertos com artistas lusófonos. A abertura oficial terá lugar às 15h00, com a presença de representantes institucionais e da comunidade.
Entre os destaques musicais, estão a atuação da cantora Lunna Félix, com repertório de influências brasileiras, e a apresentação do artista português Fred Mota. O encerramento será ao som de um sunset com Jet Lazz, às 19h00.
Participam no evento grupos como Coração Minhoto Emaús, Raízes de Portugal – APEB, o rancho O Elvas de Bruxelas, bem como associações culturais como a Campomaiorense, Sezurense, Lusobikers, AJA, entre outras.
A iniciativa é apoiada pela Câmara Municipal de Portimão, que marca presença com a tradicional marcha popular, reforçando os laços entre as comunidades portuguesas no estrangeiro e os territórios de origem.
No entanto, algumas vozes na comunidade têm apontado a ausência de uma programação mais diversificada, com destaque insuficiente para novas expressões culturais contemporâneas de origem portuguesa. Embora o folclore e as marchas sejam elementos fundamentais da identidade nacional, falta ainda espaço para artistas emergentes, projetos culturais inovadores e debates que reflitam a realidade atual da diáspora.
Ainda assim, a Fête du Portugal mantém-se como um momento essencial de celebração coletiva e encontro entre gerações, convidando todos os portugueses, luso-descendentes e amigos da cultura portuguesa a participar nesta grande festa de identidade, tradição e convivência.
O acesso é livre e o local é servido pelos trams 7, 8 e 93, facilitando a deslocação dos visitantes.