“Dados, Interconectividade, Modelação, Inteligência, Agricultura & Clima”, decorreu no passado dia 8 de outubro, na Representação Permanente de Portugal junto da UE, em Bruxelas.
Este evento reuniu as principais partes interessadas na agricultura e no desenvolvimento rural, para abordar os desafios críticos que estas regiões enfrentam em toda a Europa. No meio de alterações climáticas prementes, perturbações tecnológicas e transformações sociais, esta conferência, para participação sob convite, teve como objetivo promover a colaboração entre funcionários locais, líderes agrícolas e decisores políticos.
À medida que as zonas rurais se debatem com as pressões combinadas das transições digitais, sociais e ecológicas, a necessidade de soluções proactivas nunca foi tão urgente. O evento centrou-se na aplicação prática de dados e técnicas agrícolas inteligentes, explorando simultaneamente estratégias para aumentar a resiliência contra os impactos das alterações climáticas.
Estiveram presentes representantes da região do Douro, sendo a Comitiva acompanhada pela Comunidade Intermunicipal do Douro.
Entre os oradores destacaram-se os seguintes representantes:
- Humberto Rosa, Comissão Europeia, DG Ambiente, Diretor para a Biodiversidade
- João Onofre, Comissão Europeia, DG AGRI, Chefe de Unidade
- Philippe Tulkens, Comissão Europeia, DG Investigação e Inovação Investigação e Inovação, Chefe de Unidade.
- Pedro Ballesteros, Master of wine
O evento, organizado pela CIM DOURO, com a colaboração da ACDIPE e pelo CoEER – Congresso das Regiões Emergentes da Europa, foi realizado em português e teve como objetivo criar um espaço inclusivo para o diálogo e o pensamento inovador sobre o futuro da agricultura no nosso mundo em mudança.