Na passada quinta-feira, 23 de outubro, a comunidade portuguesa em Bruxelas reuniu-se para o início de um programa especial alusivo aos 50 anos do 25 de Abril de 1974, realizado no KULT XL Ateliers.
Esta celebração faz parte de uma série de atividades organizadas pelo Instituto Camões, que se prolongará até 7 de novembro e contará com uma programação variada para homenagear este marco histórico.
A noite de abertura contou com a inauguração de uma exposição de fotografias de Alfredo Cunha e gravuras do artista Alexandre Farto, conhecido como Vhils, que trouxe ao público imagens e expressões visuais do espírito e das conquistas da Revolução dos Cravos.
O ponto alto do evento foi a apresentação do livro “25 de Abril de 1974, Quinta-feira”, pelo seu próprio autor, o Prof. Fernando Rosas, que cativou os presentes com sua análise histórica e partilha sobre os desafios e os avanços proporcionados por esta data.
Este programa, que é organizado pela Embaixada de Portugal na Bélgica e pelo Instituto Camões com o apoio da Comuna de Ixelles, incluiu ainda uma participação especial da livraria La Petite Portugaise, que apresentou uma seleção de obras do Prof. Fernando Rosas sobre o tema do 25 de Abril, enriquecendo ainda mais a experiência dos visitantes.
As comemorações continuam até novembro, e a comunidade portuguesa em Bruxelas é convidada a participar e relembrar a importância deste momento histórico.