25 de abril, a Universidade Central da Venezuela sediará um evento especial para comemorar o 50.º Aniversário da Revolução dos Cravos em Portugal.
Amanhã, 25 de abril, a Universidade Central da Venezuela (UCV) realizará um evento para comemorar o 50.º Aniversário da Revolução dos Cravos, um marco histórico que marcou a transição pacífica de Portugal para a democracia. A cerimónia, que contará com a participação de estudantes de língua portuguesa, incluirá a inauguração de uma exposição itinerante, leituras dramatizadas e música.
A exposição «O Legado de um Cravo» detalhará os eventos e consequências da Revolução de abril, destacando as liberdades que foram suprimidas durante quase cinco décadas de ditadura. Os alunos da UCV que estão a aprender português participarão da atividade e farão uma leitura teatral sobre a importância do 25 de Abril na transição democrática em Portugal.
A música também terá um papel central no evento, com performances de canções que foram parte integrante do desenvolvimento histórico de Portugal. Duas peças musicais intimamente ligadas com a Revolução serão apresentadas: “E depois do Adeus”, de Paulo de Carvalho, e “Grândola, Vila Morena”, de Zeca Afonso.
O evento é promovido em conjunto pela Embaixada de Portugal em Caracas, por Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, pela a Coordenação de Ensino Português na Venezuela (CEPE), pelo o Centro de Língua Portuguesa, Camões I.P. - Caracas e Maracay com a Faculdade de Humanidades de Educação e a Coordenação de Extensão da UCV.
O Embaixador de Portugal em Caracas, João Pedro Fins do Lago, e o Professor Rainer de Sousa, Coordenador do Ensino da Língua Portuguesa na Venezuela, destacaram a importância de recordar o passado e refletir sobre a história para sensibilizar a sociedade, especialmente as novas gerações, para o valor da democracia.