(Tempo de leitura: 2 - 3 minutos)


Ponte de Lima, Viana do Castelo, 04 nov 2024 (Lusa) – O presidente da Câmara de Ponte de Lima (CDS-PP), Vasco Ferraz, confirmou hoje ter apresentado a demissão da vice-presidência da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, escusando-se a prestar mais esclarecimento sobre o assunto.

Contactado pela agência Lusa, o autarca disse ser sua “intenção apenas comunicar” a demissão do cargo na CIM do Alto Minho à Câmara de Ponte de Lima, o que aconteceu na última quinta-feira, em sessão ordinária do executivo. Vasco Ferraz acrescentou que informará também a Assembleia Municipal na próxima reunião.

O jornal Alto Minho noticiou na quinta-feira que o autarca justificou a decisão com “as políticas de distribuição dos fundos comunitários pelos 10 municípios do distrito de Viana do Castelo”.

Segundo o jornal, Vasco Ferraz disse não se rever “em algumas decisões tomadas, nomeadamente na distribuição de fundos comunitários” e por considerar que tem havido “falta de estratégia e falta de liderança” na CIM Alto Minho.

Confrontado pela Lusa, o presidente da CIM do Alto Minho, Manoel Batista, recusou-se a comentar.

“Não respondo, de todo, a essa questão. As decisões do senhor presidente da Câmara de Ponte de Lima são respeitáveis. São decisões dele. A CIM segue o seu caminho”, afirmou.

O socialista, que é também presidente da Câmara de Melgaço, acrescentou que “nada está decidido” quanto ao sucessor de Vasco Ferraz.

Com esta demissão, a CIM do Alto Minho passa a ter apenas um vice-presidente, o social-democrata António Barbosa, presidente da Câmara de Monção.

Em junho, o primeiro secretário daquela entidade, Bruno Caldas, apresentou a demissão por sentir “algum cansaço” e querer iniciar um “outro percurso na sua vida profissional”.

A notícia da demissão do primeiro secretário foi também publicada pelo jornal Alto Minho, com o título de primeira página “Guerra nos transportes já causou a primeira baixa na CIM-Alto Minho.

Na origem da decisão estaria o dossier dos transportes públicos cujo serviço continua por adjudicar, após dois concursos públicos cancelados e o terceiro previsto para o início de 2025.

A CIM do Alto Minho foi constituída em outubro de 2008 e engloba os municípios que correspondem à Unidade Territorial Estatística de Nível (NUT) III do Minho-Lima. Integram a associação os concelhos de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PS), Viana do Castelo (PS), Vila Nova de Cerveira (PS), Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS).


 



 

EMBAIXADA DE PORTUGAL

Temos em linha

Temos 27522 visitantes e 2 membros em linha

NOTÍCIAS RECENTES

INQUÉRITO

Em quem votaria para Presidente da República de Portugal?
  • Votos: (0%)
  • Votos: (0%)
  • Votos: (0%)
  • Votos: (0%)
  • Votos: (0%)
  • Votos: (0%)
  • Votos: (0%)
  • Votos: (0%)
  • Votos: (0%)
Icon loading polling
Total Votos:
Primeiro Voto:
Ultimo Voto:

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
3
5
8
10
11
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31