Parceiros

(Tempo de leitura: 2 - 3 minutos)


Bruno Pires celebra 18.º aniversário com a força da comunidade: Um apelo à solidariedade

No passado dia 29 de janeiro, Bruno Pires, um jovem de Gaia, celebrou o seu 18.º aniversário no Centro de Reabilitação do Norte (CRN), onde se encontra internado desde setembro de 2024. A data, marcada pela presença dos colegas de turma do Colégio de Gaia e da família, foi um momento de alegria e esperança, mas também um lembrete da longa jornada de recuperação que ainda está por vir.  

A história do Bruno começou a 6 de novembro de 2023, quando, aos 16 anos, sofreu uma paragem cardiorrespiratória durante uma aula de Educação Física. O jovem, saudável e atleta praticante de remo, aluno de música e escuteiro Pioneiro ativo no agrupamento de Valadares, ficou inanimado durante uma hora e 40 minutos, deixando todos em choque. Após a intervenção dos bombeiros e do INEM, o Bruno foi transportado para o Hospital Santos Silva em Gaia e posteriormente encaminhado para o Hospital de São João no Porto, onde esteve ligado a uma máquina de suporte de vida (ECMO) e lutou contra todas as probabilidades de sobrevivência!  

Desde então, õ Bruno tem enfrentado um caminho difícil. Após três semanas nos cuidados intensivos do Hospital São João e vários meses de internamento, foi transferido para o Centro de Reabilitação do Norte (CRN) em Valadares, onde tem mostrado melhorias, mas ainda necessita de tratamentos intensivos de fisioterapia, terapia ocupacional e da fala. Apesar de não andar, não falar e ser alimentado por sonda, o Bruno continua a lutar, sempre com um sorriso nos lábios.  

Agora, com o internamento no CRN prestes a terminar, a família prepara-se para recebê-lo em casa, mas enfrenta desafios significativos. «Os equipamentos disponibilizados pela Segurança Social ainda não chegaram, mas decidimos começar de imediato as obras em casa para adaptá-la às necessidades do Bruno», explica Ana Catarina Plácido, mãe do jovem. Além disso, a família precisa de adquirir uma viatura adaptada para as deslocações de Bruno e custear os tratamentos em clínica privada, essenciais para a sua recuperação.  

Para ajudar a cobrir estes custos, a família lançou uma campanha de angariação de fundos, estando já a receber o apoio necessário da comunidade. O Colégio de Gaia, onde o Bruno estudava, também se juntou à causa, mobilizando alunos, professores e pais. «Acredito que o Bruno pode melhorar e muito, só precisa de uma oportunidade para evoluir», afirma Ana Catarina, agradecendo a todos os que estão a contribuir para a recuperação do Bruno.  
A ajuda já começou a chegar para um jovem que luta para voltar à vida!

Os donativos podem ser feitos através dos seguintes meios:  
- IBAN: PT50 0193 0000 1050 2046 823 54  Swift: CTTVPTPL  
- MBWAY: +351 910973657 ou +351 935004345  
- Colégio de Gaia: PT50 0035 0888 0007 4918 431 10 (enviar comprovativo para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.)  

A história do Bruno é um testemunho de resiliência e amor, uma mensagem de esperança, mas também um apelo à solidariedade. Cada contribuição, por menor que seja, fará a diferença na vida deste jovem que, com o apoio de todos, espera um dia recuperar a independência e a qualidade de vida.  

#UnidosPeloBruno #JuntosPelaRecuperação #Solidariedade #Esperança #18AnosDeForça

A nossa missão

EMBAIXADA DE PORTUGAL

Comunidades

17-Jan.-2025

Andorra abre as portas à 18ª edição …

Janeiro é por excelência o primeiro mês do ano e também o período de manter bem via a tradição de cantar as Janeiras.

Boletim informativo

FOTO DO MÊS